sábado, 6 de março de 2010

No outro lado do mar...

No outro lado do mar... e Amêsa no Martim Gonçalves

Dias 26,27,28 de fevereiro e 04,05,06 de março No outro lado do mar... e dia 07 Amêsa; às 20hs


Em 1989 a literatura de José Mena Abrantes começa a mudar de forma. Ela assume a atmosfera de guerra na qual Angola vivia há tantos anos, e começa a caminhar para uma abordagem mais metafórica e menos aristotélica da vida.No outro lado do mar... e Amêsa são escritos nesse período. Textos que abrem mão do explicativo, propondo o mergulho profundo no "aceano noturno" dos sentidos. A guerra que acontece no mundo de fora é refletida no universo pessoal do autor, ganhando forma na sua dramaturgia.


Com o nascimento de Amêsa, espetáculo montado em 2008, a Cia de Teatro Gente, se propôs a ir mais fundo nesse encontro com a dramaturgia de Mena Abrantes, na busca por sentir melhor a vida na qual estamos inseridos hoje. Tivemos a oportunidade de experienciar, por alguns dias, em julho de 2009, a vida em Luanda. E, ao voltar para casa, refletimos sobre a nossa condição humana; sobre as tantas guerras que os homens e as mulheres do mundo atual enfrentam constantemente, sejam elas visíveis ou invisíveis; sobre a nossa ancestralidade; sobre nossas histórias.


E assim foi nascendo No outro lado do mar...


Esses dois espetáculos são a vivência artística que tive no meu processo de formação na Escola de Teatro. Por isso, resolvi, junto com a Cia, fechar minha temporada de formatura com uma apresentação de Amêsa.


--

Sem comentários: