quarta-feira, 3 de março de 2010

UM ANO DE VIDA (crónicas)


No próximo dia 5 de Março, Sexta-feira, pelas 18H00, na União dos Escritores Angolanos, apresentação do Projecto Editorial Mayamba Editora – com o lançamento do primeiro livro intitulado
UM ANO DE VIDA (crónicas), de Luís Fernando.

Será, pois, uma grande honra, ver-vos entre a assistência.

Sintam-se, POIS, todos convidados.

MAYAMBA – LER É DESVENDAR O MUNDO.

ARLINDO SIABEL

912 203 008 912 203 008

SOBRE O LIVRO:

Este livro traz-nos as crónicas publicadas pelo autor ao longo de um ano no Suplemento VIDA do Seminário O País, de 14 de Novembro de 2008 a 13 de Novembro de 2009. Elas reflectem a observação atenta de Luís Fernando sobre nosso quotidiano, das nossas ditas e desditas, que como o próprio nos diz “recordei episódios, pessoas, situações e lugares, com um propósito que permaneceu sem mudar: trazer, para a partilha, o humor que adocica a vida, mesmo que não o consiga algumas vezes”.

“Luís Fernando é um escritor emprestado, sem retorno, a um jornalismo que só pode ser profissional, na acepção responsável e criativa do termo, porque a sua trajectória diz tudo. (…)

Um aviso: a estratégia narratológica de Luís Fernando, facilitada por uma hábil selecção dos factos narrados, poderá confundir o leitor menos atento, se conferir as crónicas um mero exercício textual que exalta, de forma simplista, o humor, o burlesco e o pitoresco. Nada mais falso. As crónicas fernandinas, para além de pedagógicas na denúncia e tipificação de comportamentos, estão contagiadas por uma forte dose de crítica social, e, da sua leitura, é possível conhecer a história de Angola mais recente.

“O homem da CIA”… e “O homem do tirador” são dois dos variados exemplos que transcorrem a compleição textual deste “Um ano de vida”.”

Surreal no tratamento dos temas que aborda, o maravilhoso fantástico percorre sempre a sua escrita.

Jomo Fortunato,

in prefácio

Colecção: Nzadi

Público alvo:

Estudantes de jornalismo. Amantes da literatura, fãs deste reconhecido autor angolano

ISBN 978-989-8370-00-6

Formato: 13,5 x 210 cm

Nº páginas: 156

Preço em Kz: 1.200,00

_________________________________

SOBRE O AUTOR

Nasceu na aldeia de Tomessa, Uíge, em Outubro de 1961. Fez outros estudos na cidade do Uíge e em Cuba, onde se licenciou em jornalismo pela Universidade de Havana.

Jornalista desde Julho de 1978. Teve passagens pela Rádio Nacional de Angola e Jornal de Angola. Colaborou com a Voz da Alemanha, Jornal Desportivo Militar (JDM) e o extinto jornal O Diário, de Portugal.

Desde 2008 ligado ao semanário O PAÍS.

A sua obra:

· Noventa Palavras (1999)

· A Saúde do Morto (2002)

· Antes do Quarto (2004)

· Clandestinos no Paraíso (2006)

· A Cidade e as Duas órfãs Malditas (2008)

Sem comentários: