quinta-feira, 12 de março de 2009

Bienal em São Tomé e Príncipe em 2010


Brasil - São Tomé e Príncipe

Ministério da Cultura - Narla Aguiar


Reunião com ministro da Cultura, Juca Ferreira, e primeiro ministro de São Tomé e Príncipe, Rafael Branco


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira, 10 de março, o primeiro ministro de São Tomé e Príncipe, Joaquim Rafael Branco, que veio convidá-lo para a abertura da Bienal de São Tomé e Príncipe, que se realizará em 2010, e pedir apoio para a produção do filme Batepa, que será dirigido por um diretor angolano e um produtor brasileiro. O encontro aconteceu na sede do Ministério da Cultura, em Brasília.


Também participaram da reunião, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulú Araújo, o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, o diretor de Relações Internacionais, Marcelo Dantas, representantes do MinC, do Ministério das Relações Exteriores e de São Tomé e Príncipe.


Ministro Juca

Ministro da Cultura garantiu apoio à Bienal

Juca Ferreira disse que o Ministério da Cultura vem seguindo a orientação do presidente Lula no sentido de fortalecer as relações com os países da África. Ele garantiu dar total apoio à Bienal e disse que o MinC irá participar do evento nas mais diversas áreas como: música, cinema, dança, dentre outras. O ministro também reafirmou a intenção de cooperação na execução do filme, especialmente na finalização do projeto e de mixagem, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) e da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC).


Além desta parceria, Ferreira sugeriu trocas de conteúdos audiovisuais, por meio das TVs públicas e instalar, em breve, um Pontão de Cultura, que será discutido ainda este ano com representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Portugal. Ele propôs também a instalação de bibliotecas públicas, com o apoio da Coordenação Geral de Livro e Leitura, e pediu ao país africano que intensificasse o uso da língua portuguesa, no âmbito do Acordo Ortográfico. O secretário Silvio Da-Rin sugeriu a exibição de filmes sobre a Capoeira, nas formas prática e teórica, durante a Bienal de São Tomé e Príncipe.


O presidente da FCP/MinC, Zulú Araújo, falou do Portal da CPLP na Internet e pediu a participação do país africanos, junto aos outros países participantes, “tendo em vista que temos representantes na Europa, na Ásia, na África e na América”. Propôs a capacitação de três técnicos em São Tomé e Príncipe para inserir no site informações sobre a nação africana para que haja interação maior entre os países de língua portuguesa.


Batepa - O filme contará um dos principais momentos da história recente santomense. O enredo se passa por volta de 1953 e foi um dos acontecimentos que catalizaram o processo de independência de São Tomé e Príncipe de Portugal. O governo santomense dá grande importância para a realização desde projeto.


Enviado por: Maria Conceição Azevedo

Sem comentários: