terça-feira, 17 de março de 2009

Sentimentos do Mundo

UFMG volta com debates

Daniel Barbosa

Projeto criado em 2007 para marcar os 80 anos da UFMG, o ciclo de debates Sentimentos do Mundo inaugura sua temporada 2009 hoje, recebendo como convidada a cantora Maria Bethânia, que vai ler textos e poemas de autores célebres e falar de sua relação com a literatura. A ocasião se presta também para o lançamento de um livro e de DVDs que registram as palestras proferidas ao longo de 2007 e 2008 por nomes como David Lynch, Danielle Miterrand, Joel Primack e Nancy Abrams.

Sucesso. O cineasta David Lynch foi um dos convidados em 2008

Convidados da temporada do ano passado, eles são o foco dos DVDs. Já o livro traz os depoimentos do participantes de 2007, o que inclui os escritores Mia Couto e Bernardo Carvalho, os professores Fernando Galembeck e Gregory Pence e o cientista político Boaventura de Souza Santos, entre outros.

"No ano passado o Sentimentos do Mundo adquiriu uma feição diferente, com conversas que achamos que ficariam melhor em DVD", diz a professora do Departamento de Letras da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, responsável pela coordenação do ciclo em 2007 e uma das organizadoras do livro e dos DVDs, ao lado da vice-reitora Heloísa Maria Murgel Starling. "Como parte das comemorações dos 80 anos da universidade, pensamos numa série acadêmica, e daí surgiu a possibilidade de fazermos esse ciclo de palestras, que abrange várias áreas do conhecimento. A repercussão foi muito boa e resolvemos continuar com as palestras em 2008 e este ano, além de também fazer esse registro que vamos lançar na abertura da nova temporada", diz Sandra. A professora Patrícia Kauark Leite, que assumiu a coordenação do Sentimentos do Mundo desde o ano passado, ressalta que a escolha dos convidados se relaciona com trabalhos de pesquisa desenvolvidos dentro da universidade.

"O nome da vez é a Maria Bethânia porque a Lúcia Castello Branco (escritora e também professora da Faculdade de Letras), que vai fazer a apresentação desta edição do ciclo, está, há cerca de três anos, trabalhando numa pesquisa sobre a relação da cantora com a literatura. Foi pensando nisso que a convidamos. Ela topou na hora", diz. A ideia, para este ano, é manter a periodicidade de dois debates por semestre. Sandra adianta que a próxima palestra, prevista para acontecer no dia 2 de abril, sobre nanotecnologia, será com a professora Mildred Dresselhaus.

Agenda

o que: Lançamento de livro e DVDs Sentimentos do Mundo e debate com Maria Bethânia quando: Hoje, a partir das 10h

onde: Auditório da reitoria da UFMG (avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)

quanto: Entrada franca
Ciclo de debates
Alguns nomes que figuram no livro e DVDs

Mia Couto

Bernardo Carvalho

Boaventura de Souza Santos

Gregory Pence

Fernando Galembeck

David Lynch

Danielle Miterrand

Joel Primack


Bethânia deve ler autores que sempre cultivou
Maria Bethânia ainda não definiu o repertório de textos e autores que vai apresentar hoje, na abertura da temporada 2009 do ciclo de debates Sentimentos do Mundo, mas a expectativa é que ela repasse escritores que sempre cultivou com mais proximidade ao longo de sua carreira, o que inclui nomes como Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, padre Antonio Vieira e a portuguesa Maria Gabriela Llansol. Lúcia Castello Branco, que abre o debate hoje, destaca que o evento ultrapassa os limites de uma simples leitura em voz alta. Ela considera que Bethânia, no trato dispensado aos textos que lê, também edita, emenda, recorta e reescreve cada fragmento que enuncia. "Buscamos grandes temas, que sensibilizem na fronteira da academia com a sociedade", diz Patrícia Kauark.


Enviado por: Maria Conceição Azevedo

Sem comentários: