terça-feira, 31 de março de 2009

Ritmo de Angola influencia linguagem em Portugal


O kuduro, ritmo angolano exportado para a Europa, está ganhando fãs ao redor do mundo e, ao mesmo tempo, inadvertidamente influenciando a linguagem usada pelos jovens em Portugal.


Um exemplo é o trio de DJs do Buraka Som Sistema, que produz o kuduro progressivo com influência do house e do techno em Portugal. Eles usam em suas letras diversas palavras vindas da África, além de gírias recém-criadas. "Há pelo menos um certo público do Buraka que nunca na vida se tinha cruzado com expressões tão africanas como as que usamos e que depois de nos conhecer, já sabe o que isso ou aquilo quer dizer", explica o DJ Riot.


Mas esta não é a primeira vez que palavras de origem africana chegam a Portugal. O convívio entre imigrantes vindos das ex-colônias e portugueses já havia inserido na linguagem corrente expressões como "bué", que quer dizer "muito" e já foi até incluída nos dicionários. Outros termos africanos muito usados no país são "cota", que quer dizer uma pessoa mais velha e "birra" que é uma cerveja. As gírias "cuiar" e "bater" também já estão muito populares em Portugal e poderiam ser traduzidas como "bombar".


Um fenômeno semelhante aconteceu com o português do Brasil no fim dos anos setenta, quando as primeiras novelas de televisão chegaram a Portugal. Palavras que eram usadas apenas no Brasil passaram a integrar o vocabulário dos portugueses. Um exemplo é o termo "fazenda", que em Portugal queria dizer apenas "tecido" e não uma propriedade rural, que para eles é uma "quinta".





Enviado por: Wilson Silva


1 comentário:

rodri disse...

muchas gracias por tus palabras, dominas muy bien el español. Yo entiendo el portugués aunque no lo hablo. te sigo.
BEIJOS