terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Consagrado dia do município do Sambizanga


Luanda – Os munícipes do Sambizanga escolheram no fim-de-semana, durante um encontro convocado pelo administrador local, José Tavares, o 22 de Março como o dia do município.
A data foi apontada por ter sido neste dia, há 60 anos, que um grupo de militares portugueses conhecidos por “Magalas” entrou no bairro Operário com o objectivo de abusar sexualmente das moradoras.
Indignados com esta intenção, os sambilas insurgiram-se contra os portugueses, expulsando-os após algumas horas de briga rija, que culminou com feridos e mortos do lado estrangeiro.
Para a consagração da data, o administrador municipal do Sambizanga reuniu vários indivíduos da sua circunscrição, muitos dos quais com mais de 70 anos de vivência no município, que unanimemente consideraram esta a data como a mais indicada para o dia do município.
De acordo com João Figueira Sapiti, um dos mais antigos moradores da circunscrição, o Sambizanga, na altura, contava apenas com os bairros Operário e São Paulo.
Actualmente o município do Sambizanga possui três comunas, nomeadamente Sambizanga (sede), Bairro Operário e Ngola Kiluanje. Tem uma população estimada em cerca de 650 mil habitantes.
Fonte: Angop

Sem comentários: