sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Poesia de Neto triunfa no Prémio Sonangol Revelação 2008

A obra "Neo-realismo na poética de Agostinho Neto", da autoria de Júlia Talaia venceu o prémio Sonangol Revelação 2008, anunciou segunda-feira, 08/12, o presidente do júri, Abreu Paxe, em conferência de imprensa realizada na União dos Escritores Angolanos (UEA).

De acordo com o corpo do jurado, atribuiu-se o prémio a obra por relacionar a poesia de Agostinho Neto com movimentos estéticos dominantes da época, dos quais o poeta terá colhido muita influência (tratam-se do neo-realismo e da negritude).

Abreu Paxe, referiu que o concurso contou com a participação de 52 títulos, dos quais 29 afastados por não obedeceram aos requisitos estabelecidos no regulamento.O valor atribuído ao prémio literário “Sonangol Revelação” é de 10 mil dólares.

Segundo o regulamento, o prémio será bienal e as obras em concurso deverão ser entregues até ao dia 30 de Outubro do ano anterior ao concurso, na União dos Escritores Angolanos.

A cerimónia de entrega do prémio literário “Sonangol Revelação”, terá lugar dia 25 de Fevereiro de 2009.

O prémio literário ”Sonangol Revelação“, é instituído pela Sociedade Nacional de Combustíveis (Sonangol) para distinguir obras literárias ou de investigação, de escritores angolanos, sem qualquer obra publicada.


Fonte: www.tpa.ao

Sem comentários: