segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Cultura angolana exibida em Montreal


Ottawa – A cultura angolana esteve patente, no final-de-semana, na cidade canadiana de Montreal, durante a exposicao da lusofonia, promovida pela congregacao religiosa Missão Santa Cruz, em colaboração com as comunidades dos países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa).

No espaço de Angola, destacavam-se, para além da bandeira nacional, algumas peças de artenato e quadros representando a figura do pensador, da Palanca Negra, da Welwitcha Mirabilis, de bessa-nganas, de grupos tradicionais angolanos, entre outros.

Podia-se igualmente ver no recinto uma colecção de selos angolanos, bem como de algumas moedas e notas que circularam no país desde a época colonial até a presente data.

Foi, de igual modo, projectado no local um vídeo, preparado pelo Sector de Imprensa e Cultura da Missão Diplomática angolana no Canadá, que destacava os principais recursos do país, suas atracções turísticas, pólos de desenvolvimento e as grandes conquistas no mundo do desporto, música, arte e beleza.

Para além de Angola, marcaram igualmente presença no evento, organizado sob o lema “Fim-de-semana da Lusofonia”, os demais países da CPLP nomeadamente, Portugal, Brasil, Mocambique, Guine-Bissau, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste que igualmente exibiram os principais aspectos da sua cultura.

O evento foi animado pelo grupo cultural Vuvu Gospel Songs e por uma equipa de capoeira brasileira.

Para uma participação exitosa de Angola, a comunidade angolana em Montreal, que representou o pais no certame, contou com a colaboração da Missao Diplomática no Canadá que se fez representar no certame pelo seu conselheiro de imprensa e Cultura, Mário Augusto, e pelo chefe do sector consular, Emanuel Arsenio de Fontes Pereira.

Sem comentários: