sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Literatura e Política

Na nossa compreensão do mundo, colocamos em destaque a Palavra e os processos de exteriorização por ela determinados. É pela Palavra que interpretamos, formulamos juízos, debatemos e pensamos a nossa realidade. Estas dimensões colocam-se no centro dos campos da literatura e da política, nos quais se particularizam as actuações e as produções literárias dos escritores contemplados no presente colóquio.
Com o propósito de questionar o Ocidente como uma unidade histórica, cultural, social e política, propomos que esta análise se desenrole nas percepções globais e locais, desde a experiência portuguesa às respostas que vêm de contextos não ocidentais. Dos mundos que experimentaram a colonização europeia chegam-nos, pois, noções e interpretações deste mesmo Ocidente que importa conhecer em prol de um melhor entendimento da nossa contemporaneidade e de um aprofundamento do diálogo entre os diferentes universos civilizacionais que instituem a humanidade.
Há vozes de um escritor angolano neste colóquio. E o Ocidente nas palavras do Outro, o Outro nas palavras de Uanhenga Xitu não serão esquecidos.

Sem comentários: