sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Semana dedicada a Ruy Duarte de Carvalho


Uma semana dedicada Ruy Duarte de Carvalho vai ter lugar em Luanda de 9 a 13 de Fevereiro, que compreende a abertura a 10 de Fevereiro de uma exposição internacional sobre a obra do escritor, cineasta e antropólogo angolano, que estará patente até 20 de Março no Instituto Camões/Centro Cultural Português (IC/CCP).


Este ciclo, organizado pelo IC/CCP e pela Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde, terá início com a conferência ‘Conquistas e Reconquistas de Luanda', proferida pelo próprio autor angolano na próxima segunda-feira, no Clube Náutico da Ilha de Luanda.


Ruy Duarte de Carvalho participará também nas duas conferências previstas no âmbito do ciclo, incidindo nos temas de Antropologia, Historia e Imagem e Literatura, que decorrerão no Auditório Pepetela, no IC/CCP, a 11 e 12 de Fevereiro, bem como no jantar de homenagem que terá lugar no ‘Espaço Verde de Caxinde', a 13.


Críticos literários, investigadores e vários professores universitários, tanto angolanos como portugueses, debaterão com o publico em Luanda os temas mais marcantes de toda obra de Ruy Duarte de Carvalho, um dos mais prestigiados escritores do mundo lusófono.


O comissário do evento, que ocorre um ano depois do ciclo que teve lugar em Lisboa no Centro Cultural de Belém, é José António B. Dias Fernandes, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, que foi igualmente o curador da evocação da obra de Ruy Duarte de Carvalho na capital portuguesa.


A exposição internacional, Essa Maneira de Convocar Tudo «trata duma abordagem caleidoscópica à totalidade da obra de Ruy Duarte de Carvalho, e permitirá ainda conhecer os testemunhos das suas viagens pelo continente africano e, também, pelos sertões brasileiros», diz uma nota de imprensa do IC/CCP.


A mostra é composta por 4 núcleos: uma instalação sobre a forma de videowall introduz a exposição, com visionamento de livros e leituras de excertos, fotografias de e com o escritor.
No espaço Brasil são projectadas fotografias de Daniela Moreau que acompanhou o escritor na sua viagem pelos sertões brasileiros.


No núcleo Lugares de África, uma selecção de fotografias de Ruy Duarte de Carvalho é conjugada com frases dos livros, bem como com desenhos feitos pelo autor em diversos locais: Samba, Namibe, Namíbia, Cabo Verde.


Finalmente numa secção dedicada ao cinema documental apresentam-se diversos documentários realizados pelo cineasta entre 1975 e 1982, e ainda fotografias de rodagem e de cena destes filmes, da autoria de António Ole, Robert Kramer e Rute Magalhães.

Biografia
Ruy Duarte de Carvalho nasceu em 1941 em Santarém. Passou a infância na Província do Namibe, cuja paisagem, espaços físicos e sociais ocupam ainda hoje um lugar privilegiado nas suas actividades de escritor e antropólogo.


De 1961 a 1974 trabalhou como engenheiro técnico agrário em cafeicultura, pecuária e fabricação de cerveja.


Em 1972, publicou em Luanda o primeiro livro de poesia. De 1975 a 1981, realizou filmes para a Televisão Publica de Angola e para o Instituto de Cinema Angolano.


Em 1982 obteve com um filme, Nelisita, e com um texto académico contra o cinema dito etnográfico, o diploma da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris. Doutorou-se também ai em 1986, em antropologia social e etnologia, com uma tese sobre a produção da diferença cultural entre os pescadores da costa de Luanda.


Desde 1987 tem ensinado antropologia em Angola, na Universidade Agostinho Neto, no Brasil na Universidade de São Paulo e em Portugal, na Universidade de Coimbra e inquirido sobretudo junto de sociedades pastoris e agro-pastoris de sudoeste de Angola, e do noroeste da Namíbia.


Tem publicado cerca de duas dezenas de livros de poesia, ficção, viagem e ensaio.


Reside em Angola e viaja com frequência.

Sem comentários: