sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Obras de Ruy Duarte de Carvalho trazem "sempre" algo de novo


Luanda – O investigador angolano Nelson Pestana afirmou hoje (quinta-feira), em Luanda, que as obras de Ruy Duarte de Carvalho trazem “sempre” algo de novo, tanto no seu conteúdo como na sua temática, por ser um observar atento as constantes as mudanças que se registam no mundo.

O investigador fez essa afirmação numa palestra em homenagem ao escritor angolano Ruy Duarte de Carvalho, realizada no Instituto Camões.

Para Nelson Pestana, o talento do Ruy, também considerado “o homem dos sete ofícios”, é inquestionável, tanto como desenhista, poeta, cineasta, antropólogo ou como ficcionista.

Segundo a fonte, o cineasta é um intelectual que se afirma e se percebe e tem marcado a sua geração com as suas reflexões laboriosas.

“Ruy Duarte de Carvalho é um intelectual que insiste em olhar o mundo, não propriamente para o ver, mas para compreender qual o nosso lugar nele e, por este atalho, tentar perceber o seu lugar em tudo isto”, acrescentou.

Para o também crítico literário Nelson Pestana, as obras do escritor devem apreciadas na sua essência. Tendo reconhecido merecida a homenagem a uma figura que sempre deu o seu melhor para as artes angolanas.

Por sua vez, Américo Correia Oliveira, também palestrante, parabenizou a Associação Chá de Caxide e o Instituto Camões por honrarem com este ciclo de palestras um filho de Angola que deu e dá o seu melhor pelo país”.

A fonte aconselhou a preservação e realização de estudos sobre obras de Ruy Duarte de Carvalho e de outros artistas nacionais.
Fontes: Texto - Angop e Foto - Lev´Arte

Sem comentários: